A Prova Nacional Docente será realizada em 26 de outubro de 2025. Atualmente, 1.041 municípios e 15 estados aderiram ao programa. Dentre estes 15, o estado de Alagoas confirmou a adesão.
A banca organizadora da prova será o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Poderão participar da PND os estudantes concluintes inscritos no Enade das Licenciaturas, bem como os demais interessados em participar de concurso ou processo seletivo promovido pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios que adotem o resultado da avaliação como etapa de processo de admissão próprio.
Os interessados na PND poderão se inscrever de 14 a 25 de julho, mediante pagamento de taxa no valor de R$ 85,00. A aplicação da prova está marcada para o dia 26 de outubro, e o resultado final será divulgado em 10 de dezembro.
Os participantes que têm direito à isenção, poderão fazer a solicitação a partir de 30 de junho até 04 de julho de 2025 no Sistema PND.
Vale ressaltar que a PND não constitui concurso público em si e, como processo independente, visa subsidiar os concursos ou seleções conduzidas pelos entes federativos. A Prova Nacional Docente (PND) poderá ser utilizada por estados e municípios como etapa única ou complementar nos seus processos seletivos para contratação de professores.
Nesta primeira edição, serão contemplados 17 cursos. Estudantes que concluírem a graduação e realizarem o Enade poderão aproveitar a nota para participar da seleção em redes públicas que aderirem à PND. Veja abaixo os cursos elencados no edital:
- Artes Visuais
- Ciências Biológicas
- Ciências Sociais
- Computação
- Educação Física
- Filosofia
- Física
- Geografia
- História
- Letras Português
- Letras Português e Espanhol
- Letras Português e Inglês
- Letras Inglês
- Matemática
- Música
- Pedagogia
Química
Saiba todos os detalhes no artigo completo!
O Portal Concursos disponibiliza o curso ideal para sua preparação, abordando de maneira completa e detalhada todos os conteúdos essenciais para maximizar suas chances de aprovação na PND – SEDUC ALAGOAS. Comece sua preparação o quanto antes com a nossa equipe!
Comece agora sua preparação!
Saiba todos os detalhes do concurso navegando no índice abaixo:
PND – SEDUC ALAGOAS: situação atual
A Prova Nacional Docente (PND) acontecerá em outubro. Abaixo, observe as principais movimentações do certame:
- dezembro de 2025: INEP disponibiliza os resultados;
- outubro de 2025: INEP realizará a prova;
- 14 de julho de 2025: abertura de inscrições;
- 13 de junho de 2025: edital publicado;
- 13 de junho de 2025: anúncio de lançamento do edital;
- 18 de abril de 2025: prazo de adesão prorrogado;
- fevereiro a junho de 2025: redes publicam seus processos seletivos (indicando o uso da nota da Prova Nacional Docente);
- 12 de fevereiro de 2025: edital de adesão;
- 12 de fevereiro de 2025: Portaria publicada;
- 14 de janeiro de 2025: lançamento oficial do programa;
Entre em nosso grupo exclusivo e receba materiais gratuitos.
Entre em nosso grupo exclusivo e receba materiais gratuitos.
O nosso professor Marco Aurélio e a equipe pedagógica do Portal Concursos fizeram uma análise completa do edital e organizaram um cronograma de estudos para você se preparar da melhor forma para garantir sua aprovação! Veja abaixo:
PND – SEDUC ALAGOAS: o que é a Prova Nacional Docente?
A Prova Nacional Docente é uma avaliação aplicada anualmente pelo Ministério da Educação (MEC), em parceria com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Seu principal objetivo é oferecer suporte técnico aos estados e municípios no processo de seleção de professores para as redes públicas de ensino, funcionando como instrumento de referência para identificar profissionais qualificados e alinhados às diretrizes educacionais nacionais.
Os entes federativos têm a opção de adotar a Prova Nacional Docente (PND) como etapa única de seleção ou integrá-la a outras fases previstas em seus editais para a admissão de profissionais do magistério. Essa flexibilidade permite que estados e municípios utilizem a avaliação de acordo com as necessidades e especificidades de seus processos seletivos.
PND – SEDUC ALAGOAS: como funciona a Prova Nacional Docente?
A PND é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) com o objetivo de apoiar estados e municípios na seleção de professores para a educação básica. Nesse contexto, a Secretaria de Estado de Educação de Alagoas decidiu aderir ao programa. Confira os principais pontos de funcionamento:
Adesão voluntária: A participação das redes de ensino é opcional. Cada ente federativo decide se irá aderir à PND como parte do seu processo seletivo.
Inscrição voluntária: Os candidatos também participam de forma voluntária. A prova não é obrigatória nem serve como certificação profissional.
Não substitui formação docente: A PND não é uma certificação do exercício da docência, mas uma porta de entrada adicional para processos seletivos de redes públicas.
Baseada no Enade das Licenciaturas: A estrutura da avaliação seguirá a matriz de referência do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) voltado para cursos de Licenciatura.
Autonomia das redes: Estados e municípios têm liberdade para definir como utilizar os resultados — seja como critério classificatório, eliminatório ou etapa complementar, como uma prova prática.
A PND busca qualificar e democratizar o acesso ao magistério público, respeitando a autonomia local e promovendo meritocracia com base em critérios técnicos e pedagógicos.
PND – SEDUC ALAGOAS: remuneração
Oficialmente, os salários dos professores, aprovados na PND – Prova Nacional Docente, ainda não foram divulgados. Entretanto, conforme portaria publicada em janeiro de 2025, o Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação) estabeleceu o piso em R$ 4.867,77 para o ano.
Vale lembrar que, embora esse valor sirva como referência, estados e municípios têm autonomia para definir remunerações conforme suas capacidades orçamentárias.
Saiba mais
Seu Portal para aprovação
O Portal Concursos disponibiliza o curso ideal para sua preparação, abordando de maneira completa e detalhada todos os conteúdos essenciais com um material didático completo e atualizado, elaborado por especialistas na área para maximizar suas chances de aprovação!
Nossa metodologia garante uma abordagem detalhada de todos os conteúdos essenciais, proporcionando uma experiência de aprendizado eficiente e direcionada. Com videoaulas, apostilas, simulados e suporte pedagógico, você terá todas as ferramentas necessárias para potencializar seu desempenho e maximizar suas chances de aprovação no concurso dos seus sonhos!
Resumo
- Situação atual: edital publicado
- Banca organizadora: Inep
- Cargos: professor (a)
- Escolaridade: nível superior