Atenção, concurseiros da educação! O edital da Prova Nacional Docente está publicado.
O também chamado “enem dos professores”, em referência ao Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), faz parte de um pacote de políticas públicas para formação dos docentes.
Poderão participar da PND os estudantes concluintes inscritos no Enade das Licenciaturas, bem como os demais interessados em participar de concurso ou processo seletivo promovido pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios que adotem o resultado da avaliação como etapa de processo de admissão próprio.
Os interessados na PND poderão se inscrever de 14 a 25 de julho, mediante pagamento de taxa no valor de R$ 85,00. A aplicação da prova está marcada para o dia 26 de outubro, e o resultado final será divulgado em 10 de dezembro.
Os participantes que têm direito à isenção, poderão fazer a solicitação a partir de 30 de junho até 04 de julho de 2025 no Sistema PND.
Vale ressaltar que a PND não constitui concurso público em si e, como processo independente, visa subsidiar os concursos ou seleções conduzidas pelos entes federativos. A Prova Nacional Docente (PND) poderá ser utilizada por estados e municípios como etapa única ou complementar nos seus processos seletivos para contratação de professores.
Nesta primeira edição, serão contemplados 17 cursos. Estudantes que concluírem a graduação e realizarem o Enade poderão aproveitar a nota para participar da seleção em redes públicas que aderirem à PND. Veja abaixo os cursos elencados no edital:
- Artes Visuais
- Ciências Biológicas
- Ciências Sociais
- Computação
- Educação Física
- Filosofia
- Física
- Geografia
- História
- Letras Português
- Letras Português e Espanhol
- Letras Português e Inglês
- Letras Inglês
- Matemática
- Música
- Pedagogia
Química
Saiba todos os detalhes no artigo completo!
O Portal Concursos disponibiliza diversos cursos ideais para sua preparação, abordando de maneira completa e detalhada todos os conteúdos essenciais para maximizar suas chances de aprovação!
Comece agora sua preparação!
💬 Entre no GRUPO EXCLUSIVO do WhatsApp
Receba materiais gratuitos, dicas valiosas e conteúdos direto no seu celular.
ENTRAR NO GRUPOSaiba todos os detalhes do concurso navegando no índice abaixo:
- Situação atual
- Lista de adesão
- Planejamento de estudos
- Principais datas
- Inscrições e isenção
- Horário de aplicação
- Estrutura da prova
- Objetivos
- Remuneração
- O que é a PND?
- Como funciona?
- Matrizes de Referência
- Seu Portal para aprovação
- Resumo
Prova Nacional Docente: situação atual
A Prova Nacional Docente (PND) acontecerá em outubro. Abaixo, observe as principais movimentações do certame:
- dezembro de 2025: INEP disponibiliza os resultados;
- outubro de 2025: INEP realizará a prova;
- 14 de julho de 2025: abertura de inscrições;
- 13 de junho de 2025: edital publicado;
- 13 de junho de 2025: anúncio de lançamento do edital;
- 18 de abril de 2025: prazo de adesão prorrogado;
- fevereiro a junho de 2025: redes publicam seus processos seletivos (indicando o uso da nota da Prova Nacional Docente);
- 12 de fevereiro de 2025: edital de adesão;
- 12 de fevereiro de 2025: Portaria publicada;
- 14 de janeiro de 2025: lançamento oficial do programa;
Prova Nacional Docente:
Estados e Municípios que aderiram
Veja a seguir a lista de adesão dos estados e municípios à PND, atualizada pelo governo federal!
Prova Nacional Docente: planejamento de estudos
O nosso professor Marco Aurélio e a equipe pedagógica do Portal Concursos fizeram uma análise completa do edital e organizaram um cronograma de estudos para você se preparar da melhor forma para garantir sua aprovação! Veja abaixo:
Prova Nacional Docente: principais datas
Situação | Mês/Data |
---|---|
Isenção da taxa de inscrição | 30/06 a 04/07/2025 |
Inscrição | 14 a 25/07/2025 |
Pagamento da taxa de inscrição | 14 a 31/07/2025 |
Aplicação da PND | 26/10/2025 |
Divulgação das versões preliminares do gabarito e padrão de resposta | 28/10/2025 |
Divulgação final do gabarito e do padrão de resposta | 11/11/2025 |
Divulgação da correção preliminar da questão discursiva | 25/11/2025 |
Divulgação do resultado final da PND | 10/12/2025 |
Prova Nacional Docente: inscrições e isenção
O participante da Prova Nacional Docente deverá indicar, no ato da inscrição, no período de 14 de julho de 2025 até as 23h59 do dia 25 de julho de 2025 (horário de Brasília-DF), a área específica na qual deseja ser avaliado no site da PND.
O valor da taxa de inscrição será de R$ 85,00 (oitenta e cinco reais) e esta poderá ser paga até o dia 31 de julho de 2025, respeitados os horários de compensação bancária, sob pena de a inscrição não ser confirmada.
OBSERVAÇÃO: a definição das provas de quais áreas específicas serão utilizadas para cada vaga de concurso ou processo seletivo promovido pelos entes federativos é de responsabilidade dos entes que promoverem os referidos concursos ou processos seletivos.
Além disso, os entes federativos que promoverem concursos e processos seletivos baseados na utilização dos resultados da PND também poderão optar pela realização de provas próprias para a contratação de professores em áreas não contempladas pela PND 2025.
Será isento do pagamento da taxa de inscrição o participante que preencha um dos seguintes requisitos:
- Ser estudante habilitado e inscrito como concluinte em curso de licenciatura no Enade 2025 pelo coordenador de curso, conforme regras estabelecidas no Edital nº 57, de 29 de maio de 2025. O Inep consultará a base de habilitados inscrito no Enade 2025, a fim de verificar a conformidade da condição do participante indicada no sistema de isenção;
- Declarar situação de vulnerabilidade socioeconômica, por ser membro de família de baixa renda, nos termos do art. 5º do Decreto nº 11.016, de 29 de março de 2022, e que está inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), que requer: renda familiar per capita de até meio salário-mínimo;
- Os dados pessoais informados no CadÚnico devem ser iguais aos dados cadastrados na Receita Federal, sob pena de reprovação da solicitação da isenção de pagamento da taxa de inscrição para a PND. Antes de solicitar a isenção, o participante deverá verificar a correspondência dessas informações pessoais e, se for o caso, atualizá-las no CadÚnico e/ou na Receita Federal.
- Não serão aceitos protocolos de inscrição no CadÚnico. O Inep consultará o órgão gestor do CadÚnico a fim de verificar a conformidade da condição indicada pelo participante;
- Ser doador de medula óssea em entidades reconhecidas pelo Ministério da Saúde, conforme Lei nº 13.656, de 30 de abril de 2018.
A solicitação de isenção de pagamento da taxa de inscrição para a PND será realizada pelo endereço do INEP, entre o dia 30 de junho de 2025 e as 23h59 do dia 04 de julho de 2025, horário de Brasília-DF.
Prova Nacional Docente: horário da prova
A aplicação da Prova Nacional Docente ocorrerá no dia 26 de outubro de 2025. Veja o horário:
Evento | Horário |
---|---|
Abertura dos portões | 12h |
Fechamento dos portões | 13h |
Início da prova | 13h30 |
Término da prova | 19h |
Prova Nacional Docente: estrutura da prova
A realização da Prova Nacional Docente abrangerá a aplicação dos seguintes instrumentos:
- Prova teórica: destinada a aferir o desempenho do participante em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares nacionais de cada área avaliada, suas habilidades para ajustamento às exigências decorrentes da evolução do conhecimento e suas competências para compreender temas exteriores ao âmbito específico de sua profissão, ligados à realidade brasileira e mundial e a outras áreas do conhecimento.
- Questionário para o participante habilitado para a realização do Enade das Licenciaturas 2025: destinado a coletar informações que permitam caracterizar o perfil do estudante e o contexto de seus processos formativos, as quais são relevantes para a compreensão dos resultados teóricos e práticos dos estudantes no Enade e para subsidiar os processos de avaliação dos cursos de graduação e das IES.
- Questionário Contextual: destinado a coletar informações que permitam caracterizar o perfil do participante e o contexto de seus processos formativos.
- Questionário de Percepção de Prova: destinado a coletar informações que permitam aferir a percepção dos participantes em relação à prova, auxiliando, também, na compreensão dos resultados.
As provas serão elaboradas com base nas matrizes de referência e nos instrumentos da avaliação teórica dos cursos do Enade das Licenciaturas.
- A prova, com duração total de 5 (cinco) horas e 30 (trinta) minutos, é composta por uma parte de Formação Geral Docente, comum aos cursos de todas as áreas, e uma de Componente Específico, próprio de cada área de avaliação das Licenciaturas.
- A parte de Formação Geral Docente, que compreende os conteúdos transversais pedagógicos comuns a todas as áreas que serão avaliadas, terá 30 (trinta) questões de múltipla escolha, envolvendo situações-problema e 1 (uma) questão discursiva que avaliará aspectos como clareza, coerência, coesão, estratégias argumentativas, vocabulário e gramática adequados à norma padrão da língua portuguesa.
- A parte de Componente Específico de cada área de avaliação da PND terá 50 (cinquenta) questões de múltipla escolha envolvendo situações-problema e estudos de caso.
Prova Nacional Docente: objetivos
Os resultados da Prova Nacional Docente deverão:
- Subsidiar a União, os estados, o Distrito Federal e os municípios nos processos de seleção e de ingresso no magistério da educação básica pública.
- Contribuir no processo de melhoria da qualidade da docência e da formação dos professores;
- Conferir parâmetros para autoavaliação dos participantes da prova, com vistas à continuidade de sua formação e à inserção no trabalho docente;
- Fornecer subsídios que possam ser incorporados à formulação e à avaliação de políticas públicas de formação inicial continuada de professores.
- O Inep compartilhará com os sistemas de ensino que aderirem à PND os resultados individuais dos participantes, por meio do Sistema PND.
- O Inep, resguardado o sigilo individual, estruturará banco de dados e emitirá relatórios com os resultados gerais da prova, visando ao aprofundamento e à ampliação de análises de interesse da sociedade, observado o disposto na Lei nº 13.709, de 14 de agosto de 2018.
- Os resultados da PND poderão ser utilizados para fins de estudos sobre a formação inicial docente.
Prova Nacional Docente: remuneração
A PND – Prova Nacional Docente não terá autonomia para definir os salários dos aprovados nos concursos. Todavia, conforme portaria publicada em janeiro de 2025, o Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação) estabeleceu o piso em R$ 4.867,77 para o corrente ano.
Vale lembrar que, embora esse valor sirva como referência, Estados e municípios têm autonomia para definir remunerações conforme suas capacidades orçamentárias.
Prova Nacional Docente: o que é?
A Prova Nacional Docente é uma avaliação aplicada anualmente pelo Ministério da Educação (MEC), em parceria com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Seu principal objetivo é oferecer suporte técnico aos estados e municípios no processo de seleção de professores para as redes públicas de ensino, funcionando como instrumento de referência para identificar profissionais qualificados e alinhados às diretrizes educacionais nacionais.
Os entes federativos têm a opção de adotar a Prova Nacional Docente (PND) como etapa única de seleção ou integrá-la a outras fases previstas em seus editais para a admissão de profissionais do magistério. Essa flexibilidade permite que estados e municípios utilizem a avaliação de acordo com as necessidades e especificidades de seus processos seletivos.
Prova Nacional Docente: como funciona?
A PND é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) com o objetivo de apoiar estados e municípios na seleção de professores para a educação básica. Nesse contexto, a Secretaria de Estado de Educação do Acre decidiu aderir ao programa. Confira os principais pontos de funcionamento:
Adesão voluntária: A participação das redes de ensino é opcional. Cada ente federativo decide se irá aderir à PND como parte do seu processo seletivo.
Inscrição voluntária: Os candidatos também participam de forma voluntária. A prova não é obrigatória nem serve como certificação profissional.
Não substitui formação docente: A PND não é uma certificação do exercício da docência, mas uma porta de entrada adicional para processos seletivos de redes públicas.
Baseada no Enade das Licenciaturas: A estrutura da avaliação seguirá a matriz de referência do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) voltado para cursos de Licenciatura.
Autonomia das redes: Estados e municípios têm liberdade para definir como utilizar os resultados — seja como critério classificatório, eliminatório ou etapa complementar, como uma prova prática.
A PND busca qualificar e democratizar o acesso ao magistério público, respeitando a autonomia local e promovendo meritocracia com base em critérios técnicos e pedagógicos.
Prova Nacional Docente: matrizes de referência
As etapas e disciplinas que os candidatos enfrentarão foram definidas por meio das Portarias publicadas no Diário Oficial da União.
Confira todos os detalhes a seguir:
PORTARIA Nº 315 – Formação Geral Docente
Componentes:
- Avaliação da Aprendizagem
- Didática
- Direitos Humanos
- Diversidade e Relações Étnico-Raciais
- Educação Inclusiva
- Estágio Supervisionado
- Fundamentos da Educação
- Psicologia da Educação
- Sociologia da Educação
- Tecnologias Educacionais
PORTARIA Nº 316 – Licenciatura em Artes Visuais
Disciplinas:
- Arte Contemporânea
- Cultura Visual
- Educação Estética
- Ensino das Artes Visuais
- Estágio Supervisionado
- Fundamentos da Educação
- Fundamentos do Desenho, Pintura e Escultura
- História da Arte
- Prática como Componente Curricular
- Teoria da Arte
PORTARIA Nº 317 – Licenciatura em Ciências Biológicas
Disciplinas:
- Biologia Celular e Molecular
- Botânica
- Ecologia
- Ensino de Ciências e Biologia
- Estágio Supervisionado
- Fundamentos da Educação
- Genética
- Microbiologia
- Prática como Componente Curricular
- Zoologia
PORTARIA Nº 318 – Licenciatura em Ciências Sociais
Disciplinas:
- Antropologia
- Ciência Política
- Educação e Diversidade
- Ensino de Sociologia
- Estágio Supervisionado
- Fundamentos da Educação
- Metodologia das Ciências Sociais
- Prática como Componente Curricular
- Sociologia
- Teoria Sociológica
PORTARIA Nº 319 – Licenciatura em Computação
Disciplinas:
- Algoritmos e Programação
- Estruturas de Dados
- Estágio Supervisionado
- Fundamentos da Educação
- Fundamentos de Computação
- Metodologia do Ensino de Computação
- Prática como Componente Curricular
- Redes de Computadores
- Sistemas Operacionais
- Tecnologias da Informação e Comunicação
PORTARIA Nº 320 – Licenciatura em Educação Física
Disciplinas:
- Anatomia e Fisiologia Humana
- Atividades Rítmicas e Expressivas
- Cinesiologia e Biomecânica
- Educação e Diversidade
- Esportes Individuais e Coletivos
- Estágio Supervisionado
- Fundamentos da Educação Física
- Jogos e Brincadeiras
- Metodologia do Ensino da Educação Física
- Prática como Componente Curricular
PORTARIA Nº 321 – Licenciatura em Filosofia
Disciplinas:
- Didática e Metodologia do Ensino de Filosofia
- Epistemologia
- Estágio Supervisionado
- Estética
- Ética
- Filosofia da Ciência
- Filosofia Política
- Fundamentos da Educação
- História da Filosofia Antiga, Medieval, Moderna e Contemporânea
- Lógica
PORTARIA Nº 322 – Licenciatura em Física
Disciplinas:
- Estágio Supervisionado
- Física Clássica (Mecânica, Termodinâmica, Óptica)
- Física Moderna (Relatividade, Quântica)
- Fundamentos da Educação
- Laboratórios Didáticos
- Matemática Aplicada à Física
- Metodologia do Ensino de Física
- Prática como Componente Curricular
- Tecnologias Educacionais
PORTARIA Nº 323 – Licenciatura em Geografia
Disciplinas:
- Cartografia
- Ensino de Geografia
- Estágio Supervisionado
- Fundamentos da Educação
- Geografia Física
- Geografia Humana
- Geoprocessamento
- Prática como Componente Curricular
- Tecnologias Educacionais
- Temas Contemporâneos e Interdisciplinares
PORTARIA Nº 324 – Licenciatura em História
Disciplinas:
- Diversidade e Direitos Humanos
- Educação Histórica
- Ensino de História
- Estágio Supervisionado
- Fundamentos da Educação
- História Antiga, Medieval, Moderna e Contemporânea
- História do Brasil (Colônia, Império, República)
- Historiografia
- Prática como Componente Curricular
- Teoria e Metodologia da História
PORTARIA Nº 325 – Licenciatura em Letras (Inglês)
Disciplinas:
- Estágio Supervisionado
- Fundamentos da Educação
- Linguística
- Língua Inglesa
- Língua Portuguesa
- Literatura Brasileira
- Literatura em Língua Inglesa
- Metodologia do Ensino de Língua Inglesa
- Prática como Componente Curricular
- Tecnologias Educacionais
PORTARIA Nº 326 – Licenciatura em Letras (Português)
Disciplinas:
- Análise do Discurso
- Estágio Supervisionado
- Fundamentos da Educação
- Linguística
- Língua Portuguesa
- Literatura Brasileira
- Literatura Portuguesa
- Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa
- Prática como Componente Curricular
- Tecnologias Educacionais
PORTARIA Nº 327 – Licenciatura em Letras (Português-Espanhol)
Disciplinas:
- Estágio Supervisionado
- Fundamentos da Educação
- Linguística
- Língua Espanhola
- Língua Portuguesa
- Literatura Brasileira
- Literatura em Língua Espanhola
- Metodologia do Ensino de Línguas
- Prática como Componente Curricular
- Tecnologias Educacionais
PORTARIA Nº 328 – Licenciatura em Português-Inglês
Disciplinas:
- Estágio Supervisionado
- Fundamentos da Educação
- Linguística
- Literatura Brasileira
- Literatura em Língua Inglesa
- Língua Inglesa
- Língua Portuguesa
- Metodologia do Ensino de Línguas
- Prática como Componente Curricular
- Tecnologias Educacionais
PORTARIA Nº 329 – Licenciatura em Música
Disciplinas:
- Composição
- Estágio Supervisionado
- Fundamentos da Educação
- História da Música
- Metodologia do Ensino de Música
- Percepção Musical
- Prática como Componente Curricular
- Prática Instrumental
- Regência
- Teoria Musical
PORTARIA Nº 330 – Licenciatura em Matemática
Disciplinas:
- Álgebra Linear
- Cálculo Diferencial e Integral
- Estágio Supervisionado
- Estatística e Probabilidade
- Fundamentos da Educação
- Fundamentos da Matemática
- Geometria Euclidiana e Analítica
- Matemática Discreta
- Metodologia do Ensino de Matemática
- Prática como Componente Curricular
PORTARIA Nº 331 – Licenciatura em Pedagogia
Disciplinas:
- Alfabetização e Letramento
- Didática
- Educação Infantil
- Educação Inclusiva
- Estágio Supervisionado
- Fundamentos da Educação
- Gestão Escolar
- História da Educação
- Prática como Componente Curricular
- Psicologia da Educação
PORTARIA Nº 332 – Licenciatura em Química
Disciplinas:
- Biologia e Física Básica
- Estágio Supervisionado
- Fundamentos da Educação
- Matemática Aplicada
- Metodologia do Ensino de Química
- Prática como Componente Curricular
- Química Geral, Orgânica, Inorgânica, Analítica e Físico-Química
- Saúde e Meio Ambiente
- Tecnologias Educacionais
Seu Portal para aprovação
O Portal Concursos disponibiliza o curso ideal para sua preparação, abordando de maneira completa e detalhada todos os conteúdos essenciais com um material didático completo e atualizado, elaborado por especialistas na área para maximizar suas chances de aprovação!
Nossa metodologia garante uma abordagem detalhada de todos os conteúdos essenciais, proporcionando uma experiência de aprendizado eficiente e direcionada. Com videoaulas, apostilas, simulados e suporte pedagógico, você terá todas as ferramentas necessárias para potencializar seu desempenho e maximizar suas chances de aprovação no concurso dos seus sonhos!
Resumo
- Situação atual: edital publicado
- Banca organizadora: Inep
- Cargos: professor (a)
- Escolaridade: nível superior
PROVA NACIONAL DOCENTE
💬 Entre no GRUPO EXCLUSIVO do WhatsApp
Receba materiais gratuitos, dicas valiosas e conteúdos direto no seu celular.
ENTRAR NO GRUPO