O estado do Pará aderiu à Prova Nacional Docente que será realizada em 26 de outubro de 2025. Atualmente, mais de 1.000 municípios e 18 estados aderiram ao programa.
A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) aderiu à Prova por meio da portaria nº 83/2025, que possibilita o uso da PND em seus novos editais de Concursos e Processos Seletivos. Além disso, 31 municípios já tinham confirmado a participação no programa. Leia o artigo completo para saber quais são!
A banca organizadora da prova será o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e aplicação ficará por conta da Fundação Getúlio Vargas – FGV.
Poderão participar da PND os estudantes concluintes inscritos no Enade das Licenciaturas, bem como os demais interessados em participar de concurso ou processo seletivo promovido pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios que adotem o resultado da avaliação como etapa de processo de admissão próprio.
Os interessados na PND poderão se inscrever de 14 a 25 de julho, mediante pagamento de taxa no valor de R$ 85,00. A aplicação da prova está marcada para o dia 26 de outubro, e o resultado final será divulgado em 10 de dezembro.
Os participantes, que têm direito à isenção, poderão fazer a solicitação a partir de 30 de junho até 04 de julho de 2025 no Sistema PND.
Vale ressaltar que a PND não constitui concurso público em si e, como processo independente, visa subsidiar os concursos ou seleções conduzidas pelos entes federativos. A Prova Nacional Docente (PND) poderá ser utilizada por estados e municípios como etapa única ou complementar nos seus processos seletivos para contratação de professores.
Nesta primeira edição, serão contemplados 17 cursos. Estudantes que concluírem a graduação e realizarem o Enade poderão aproveitar a nota para participar da seleção em redes públicas que aderirem à PND. Veja abaixo os cursos elencados no edital:
- Artes Visuais
- Ciências Biológicas
- Ciências Sociais
- Computação
- Educação Física
- Filosofia
- Física
- Geografia
- História
- Letras Português
- Letras Português e Espanhol
- Letras Português e Inglês
- Letras Inglês
- Matemática
- Música
- Pedagogia
Química
Saiba todos os detalhes no artigo completo!
O Portal Concursos disponibiliza o curso ideal para sua preparação, abordando de maneira completa e detalhada todos os conteúdos essenciais para maximizar suas chances de aprovação na PND. Comece sua preparação o quanto antes com a nossa equipe!
Comece agora sua preparação!
Saiba todos os detalhes do concurso navegando no índice abaixo:
- Situação atual
- Planejamento de estudos
- O que é a PND?
- Como funciona a PND?
- Remuneração
- Seu Portal para aprovação
- Resumo
PND SEDUC PARÁ: situação atual
A Prova Nacional Docente (PND) acontecerá em outubro. Abaixo, observe as principais movimentações do certame:
- dezembro de 2025: INEP disponibiliza os resultados;
- outubro de 2025: INEP realizará a prova;
- 14 de julho de 2025: abertura de inscrições;
- 13 de junho de 2025: edital publicado;
- 13 de junho de 2025: anúncio de lançamento do edital;
- 18 de abril de 2025: prazo de adesão prorrogado;
- fevereiro a junho de 2025: redes publicam seus processos seletivos (indicando o uso da nota da Prova Nacional Docente);
- 12 de fevereiro de 2025: edital de adesão;
- 12 de fevereiro de 2025: Portaria publicada;
- 14 de janeiro de 2025: lançamento oficial do programa;
PND SEDUC PARÁ: planejamento de estudos
O nosso professor Marco Aurélio e a equipe pedagógica do Portal Concursos fizeram uma análise completa do edital e organizaram um cronograma de estudos para você se preparar da melhor forma para garantir sua aprovação! Veja abaixo:
PND SEDUC PARÁ: o que é a Prova Nacional Docente?
A Prova Nacional Docente é uma avaliação aplicada anualmente pelo Ministério da Educação (MEC), em parceria com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Seu principal objetivo é oferecer suporte técnico aos estados e municípios no processo de seleção de professores para as redes públicas de ensino, funcionando como instrumento de referência para identificar profissionais qualificados e alinhados às diretrizes educacionais nacionais.
Os entes federativos têm a opção de adotar a Prova Nacional Docente (PND) como etapa única de seleção ou integrá-la a outras fases previstas em seus editais para a admissão de profissionais do magistério. Essa flexibilidade permite que estados e municípios utilizem a avaliação de acordo com as necessidades e especificidades de seus processos seletivos.
PND SEDUC PARÁ: como funciona a Prova Nacional Docente?
A PND é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) com o objetivo de apoiar estados e municípios na seleção de professores para a educação básica. Nesse contexto, além da SEDUC – Secretaria de Estado da Educação do Pará, 31 municípios decidiram aderir à PND. Veja abaixo quais são os municípios:
- Afuá — Secretaria Municipal de Educação de Afuá
- Anapu — Secretaria Municipal de Educação de Anapu
- Aurora do Pará — Secretaria Municipal de Educação de Aurora do Pará
- Belém — Secretaria Municipal de Educação de Belém
- Breu Branco — Secretaria Municipal de Educação de Breu Branco
- Cachoeira do Arari — Secretaria Municipal de Educação de Cachoeira do Arari
- Cachoeira do Piriá — Secretaria Municipal de Educação de Cachoeira do Piriá
- Canaã dos Carajás — Secretaria Municipal de Educação de Canaã dos Carajás
- Capanema — Secretaria Municipal de Educação de Capanema
- Concórdia do Pará — Secretaria Municipal de Educação de Concórdia do Pará
- Curuçá — Secretaria Municipal de Educação de Curuçá
- Dom Eliseu — Secretaria Municipal de Educação de Dom Eliseu
- Floresta do Araguaia — Secretaria Municipal de Educação de Floresta do Araguaia
- Gurupá — Secretaria Municipal de Educação de Gurupá
- Irituia — Secretaria Municipal de Educação de Irituia
- Itupiranga — Secretaria Municipal de Educação de Itupiranga
- Juruti — Secretaria Municipal de Educação de Juruti
- Medicilândia — Secretaria Municipal de Educação de Medicilândia
- Nova Timboteua — Secretaria Municipal de Educação de Nova Timboteua
- Óbidos — Secretaria Municipal de Educação de Óbidos
- Ourilândia do Norte — Secretaria Municipal de Educação de Ourilândia do Norte
- Pacajá — Secretaria Municipal de Educação de Pacajá
- Palestina do Pará — Secretaria Municipal de Educação de Palestina do Pará
- Piçarra — Secretaria Municipal de Educação de Piçarra
- Placas — Secretaria Municipal de Educação de Placas
- Ponta de Pedras — Secretaria Municipal de Educação de Ponta de Pedras
- Quatipuru — Secretaria Municipal de Educação de Quatipuru
- Santana do Araguaia — Secretaria Municipal de Educação de Santana do Araguaia
- Santo Antônio do Tauá — Secretaria Municipal de Educação de Santo Antônio do Tauá
- Tucumã — Secretaria Municipal de Educação de Tucumã
- Xinguara — Secretaria Municipal de Educação de Xinguara
Confira os principais pontos de funcionamento:
Adesão voluntária: a participação das redes de ensino é opcional. Cada ente federativo decide se irá aderir à PND como parte do seu processo seletivo.
Inscrição voluntária: os candidatos também participam de forma voluntária. A prova não é obrigatória nem serve como certificação profissional.
Não substitui formação docente: a PND não é uma certificação do exercício da docência, mas uma porta de entrada adicional para processos seletivos de redes públicas.
Baseada no Enade das Licenciaturas: a estrutura da avaliação seguirá a matriz de referência do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) voltado para cursos de Licenciatura.
Autonomia das redes: estados e municípios têm liberdade para definir como utilizar os resultados — seja como critério classificatório, eliminatório ou etapa complementar, como uma prova prática.
A PND busca qualificar e democratizar o acesso ao magistério público, respeitando a autonomia local e promovendo meritocracia com base em critérios técnicos e pedagógicos.
PND SEDUC PARÁ: remuneração
Conforme portaria publicada em janeiro de 2025, o Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação) estabeleceu o piso em R$ 4.867,77 para o corrente ano.
Vale lembrar que, embora esse valor sirva como referência, estados e municípios têm autonomia para definir remunerações conforme suas capacidades orçamentárias.
SAIBA MAIS
Seu Portal para aprovação
O Portal Concursos disponibiliza o curso ideal para sua preparação, abordando de maneira completa e detalhada todos os conteúdos essenciais com um material didático completo e atualizado, elaborado por especialistas na área para maximizar suas chances de aprovação!
Nossa metodologia garante uma abordagem detalhada de todos os conteúdos essenciais, proporcionando uma experiência de aprendizado eficiente e direcionada. Com videoaulas, apostilas, simulados e suporte pedagógico, você terá todas as ferramentas necessárias para potencializar seu desempenho e maximizar suas chances de aprovação no concurso dos seus sonhos!
Resumo
- Situação atual: edital publicado
- Banca organizadora: Inep/FGV
- Cargos: professor (a)
- Escolaridade: nível superior